Dores no tornozelo causadas pelo salto alto
O salto alto é um calçado que preza mais pela beleza do que pelo conforto. Por conta disso se torna o causador de diversas dores nos pés, tornozelos e joelhos.
A pesquisa “O salto alto e a mulher brasileira”, que contou com a participação de 1.835 mulheres, constatou que 46,7% das respondentes sofrem com dores no tornozelo, sendo uma dor de intensidade moderada.
Em relação ao lado da dor, o equilíbrio impressiona. Tanto quanto o lado de dentro quanto o lado de fora são afetados.
Diferentemente de outras regiões, como o metatarso, as dores no tornozelo persistem mesmo com a utilização de sapatos sem salto. 32,9% afirmaram que também sentem usando os sapatos sem salto.
As torções de tornozelo também são recorrentes a quem usa o salto alto, 55,4% disseram já ter torcido o tornozelo enquanto vestiam sapatos de salto alto. Diferentemente das dores no tornozelo, as torções aumentam significativamente de acordo com o IMC.
CAUSA
Pela sua estética o sapato de salto modifica a estrutura da pisada. Os músculos ao redor do tornozelo são forçados mais do que o comum e além de trazer dor momentânea, em longo prazo, o uso constante do salto alto pode ocasionar problemas mais graves na musculatura.
MINIMIZANDO A DOR
Para aliviar o incômodo recomenda-se tirar o salto enquanto está sentada, fazer alongamentos em casa como subir na ponta dos dedos dos pés descalços repetidamente, e com rebaixamento de calcanhar, parando na beira de uma escada e lentamente descendo os calcanhares.
Métodos tradicionais como colocar os pés para cima e aplicar gelo na região dolorida são medidas que também aliviam as dores causadas pelo salto. Para prevenir as dores e prolongar o período com as palmilhas sem sentir dor, as palmilhas Pés Sem Dor para salto alto são indispensáveis.