A tendinite do tibial posterior é causado pelo uso intenso desse tendão e o seu desgaste. Pessoas que praticam atividades físicas geralmente sofrem com esse problema.
Tendões são estruturas que fazem a ligação entre ossos e músculos, sendo responsáveis por tracionar um osso durante o processo de contração muscular e, consequentemente, possibilitar o movimento de uma articulação. Quando um tendão é sobrecarregado ou sofre algum tipo de trauma, poderá ocorrer um processo inflamatório, conhecido como tendinite.
O tendão tibial posterior passa pela região da panturrilha, estendendo-se sob o pé, e é responsável pela inversão do pé (virar o pé para dentro) e pela flexão plantar (dobrar o pé para baixo).
Pacientes com essa condição geralmente relatam que a dor se concentra na parte interna do pé (principalmente na região do arco), podendo irradiar ao longo do tendão tibial posterior. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar dor ou sensibilidade à palpação do tendão tibial posterior.
A tendinite do tibial posterior é um tipo de lesão que pode ser causada por “overuse”, isto é, devido ao excesso de esforço e, por isso, é bastante frequente entre praticantes de corrida. Além disso, outras causas comuns desse tipo de tendinite incluem desgaste do tendão e pronação excessiva.
O ideal é que, havendo suspeitas da tendinite do tibial posterior, o indivíduo procure auxílio médico o quanto antes. Esse profissional poderá diagnosticar devidamente a tendinite e prescrever anti-inflamatórios, bem como indicar a melhor forma de proceder durante o tratamento.
Além disso, existem algumas medidas simples que podem ser seguidas para alívio dos sintomas, como:
É fundamental que o tratamento seja iniciado logo no princípio dos sintomas, caso contrário pode haver complicações, como a evolução para uma condição chamada disfunção do tibial posterior, o que leva à queda do arco plantar e ao consequente achatamento do pé.
A palmilha Pés Sem Dor é feita sob medida e confeccionada através de uma minuciosa avaliação dos pés, tornozelos e joelhos. Em relação à tendinite do tibial posterior, a palmilha oferece apoio ao arco e auxilia no correto alinhamento da biomecânica do pé, inclusive ajuda a corrigir os casos de pronação excessiva, que está intimamente ligada a esse tipo de lesão.
A palmilha ainda redistribui as cargas de modo equilibrado pela extensão do pé, evitando a sobrecarga do tendão tibial posterior. Dessa forma, ela é capaz de promover um alívio das dores e melhora significativa do bem-estar.
Meia de Silicone para Hidratar os Pés? Manter os pés hidratados é essencial para evitar…
Você já sentiu uma queimação nos pés que parece não ter explicação? Essa sensação pode…
Correr é uma excelente forma de manter-se em forma e saudável, mas muitos corredores enfrentam…
Quando o inverno chega, muitas pessoas começam a sentir um aumento nas dores nas articulações,…
A palmilha para fascite plantar funciona como uma solução eficaz para resolver as dores dessa…
Você já experimentou aquela dor no pé ao pisar no chão que parece surgir do…
Deixe um comentário