De acordo com o estudo “Bunionette”, bunionette é uma protuberância na cabeça do quinto metatarso, o osso do pé que está localizado antes do dedinho. É considerado um joanete do quinto dedo do pé e pode tornar-se doloroso caso haja atrito com calçados e excesso de carga na região.
A palavra bunionette quer dizer “pequeno joanete”, mas esse é apenas um dos nomes relacionados a esta deformidade. Denominações como “Joanete do Alfaiate” e “Joanete de Sastre” também podem ser encontradas, mas, independente do nome, a deformidade é a mesma, causada pela pressão repetitiva da borda lateral do calçado sobre o dedo, ou seja, principalmente pelo uso de calçados inadequados para o pé. Se houver o aparecimento de calosidade na base do 5º metatarso, e junto a isso, a pessoa sentir dor na região, realmente pode existir o bunionette, que deve ser cuidado rapidamente.
O Bunionette é uma patologia de aparecimento progressivo, que pode tornar-se dolorosa quando há atrito com os calçados. Portanto, a principal causa é o uso de calçados inadequados, em geral, os de bico fino ou de salto. Como é uma patologia progressiva, quanto maior o uso desses tipos de calçados mais a doença vai se desenvolver. Existem outros fatores que podem influenciar no desenvolvimento do bunionette, como:
– Pé cavo e/ou supinação excessiva, que aumentará a carga na lateral do pé;
– Frouxidão ligamentar, aumentando a suscetibilidade de deformidades e desalinhamentos;
– Alterações anatômicas do quinto metatarso.
o quadro abaixo, assim como a frequência e intensidade dessas dores.
Após essa etapa, o especialista iniciará a análise, na qual o pé será mensurado (todas suas medidas serão confirmadas), analisado em movimento (andando no baropodômetro) e parado (no scanner 3D) e será verificado se existe alguma diferença de comprimento entre as pernas.
O atrito com os calçados pode causar inflamação dos tecidos na região, desgaste da articulação, rupturas de tendões e bursite. Tudo isso pode ser fonte de dor na borda lateral do dedo, e o seu aparecimento vai gerar dificuldade para encontrar calçados que não incomodem, além de:
– Saliência óssea na base do dedinho, na parte externa do pé;
– Vermelhidão, inchaço e dor intensa na região;
Por ser uma patologia progressiva, o paciente precisa mudar alguns hábitos e iniciar o tratamento conservador o mais rápido possível, a fim de evitar um processo cirúrgico para correção. Basicamente, os tratamentos mais utilizados são:
– Uso de calçados confortáveis, que sejam mais espaçosos, como os sapatos sob medida da Pés Sem Dor;
– Uso de protetores e separadores de dedos;Protetores e separadores de dedos podem ajudar no tratamento do bunionette;
– Tratamento fisioterapêutico especializado para alívio dos sintomas e a fim de evitar a progressão;
– Se a deformidade for muito severa, pode ser necessário limitar o tempo que caminha ou fica em pé;
– Uso de palmilhas Pés Sem Dor.
As palmilhas sob medida Pés Sem Dor têm o poder de redistribuir a pressão nos pés e corrigir a supinação, retirando a força excessiva sobre a lateral do pé, e dessa forma impedindo a evolução do bunionette, além de melhorar a estética e função do pé.
Já os sapatos sob medida respeitam perfeitamente a anatomia do pé de cada um, de forma que dão espaço ideal para os dedos e não pressionam o quinto dedo. Assim não há formação do bunionette.
As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:
Nos casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia para correção dessa saliência, em que o médico fará a escolha do tipo de procedimento. Os mais comuns são:
A remoção dessa proeminência óssea;
Reposicionamento do quinto metatarso.
Todas as cirurgias têm riscos de complicações como infecção, problemas de cicatrização, lesão de nervos, trombose e embolismo pulmonar. Além disso, os procedimentos de correção do bunionette podem incluir:
– O retorno do bunionette;
– Não melhora ou até a piora dos sintomas;
– Lesão vascular (perda da irrigação do dedinho).
Dicas para aliviar as dores do bunionette:
– Cobrir o local da dor com gelo (enrolar em uma toalha para que não fique diretamente sobre a pele), mas nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
– Escolher sapatos confortáveis no dia a dia, com maior espaço para os pés, como os sapatos sob medida;
– Evitar o uso contínuo de saltos altos ou sapatos com bico fino;
– Tomar medicamentos para alívio dos sintomas, mas apenas se prescritos por seu médico.
Tinha muita dor na lateral do pé porque tenho bunionette, o que me levou a procurar a avaliação da Pés sem Dor. Foi maravilhoso: desde o atendimento na recepção até a avaliadora que me explicou tudo detalhadamente. Fiz a compra das palmilhas e do chinelo e foi ótimo para mim: em aproximadamente 1 ano minhas dores pararam. O produto é excelente e muito confortável, cumpre o que promete. Sigo usando, pois a qualidade é fantástica. Além do atendimento que é excepcional.
É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.
A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!
Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!
Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!
1) Bunionette | Foot Education
2) Tailor’s Bunion (Bunionette) | Foot Health Facts
3) Bunionete (“Joanete de Sastre”) | Clínica Movere
4) Bunionette – Joanete do 5o dedo | Clínica e Cirurgia do Pé
A dor na sola do pé é uma condição que pode ter diversas causas, desde…
Os dedos sobrepostos são dedos que apresentam um mau alinhamento entre si, posicionando-se uns em…
A polidactilia, popularmente conhecida como duplicidade de dedos, é uma condição que afeta as mãos…
Você sabia que se compararmos os pés de cada pessoa, poderíamos observar que cada um…
Unhas encravadas, também chamadas de onicocriptose, ocorrem quando uma das bordas da unha entra na…
O tornozelo é uma das regiões do corpo humano que está mais sujeita aos impactos…
Deixe um comentário