Última Atualização: 17 de outubro de 2024
Os dedos dos pés são constituídos, cada um, por três ossos: a falange proximal, a mais próxima do pé, no comecinho do dedo (ligada, por meio da articulação metatarsofalangeana aos metatarsos); as falanges intermédias, no meio do dedo; e a distal, que é a ponta do dedo, todos unidas entre si pela articulação interfalangeana, exceto o dedão,que não possui a falange intermédia. Suas principais funções estão relacionadas ao apoio e equilíbrio do pé às mais variadas atividades, desde o andar até o ato de saltar e correr.
Por ser uma região relativamente sensível e exposta, está sujeita à ocorrência de dores devido a traumas e lesões. As deformidades dos dedos são as maiores causas de dor e incômodo na região, mas outros diagnósticos também podem estar relacionados à dor nos dedos, como a artrose, unhas encravadas, calos.
A maioria das causas de dores nos dedos está ligada às deformidades, principalmente quando os indivíduos possuem os dedos em formato de garra ou martelo. Segundo a “Pesquisa: Os pés brasileiros”, aproximadamente 11,4% dos brasileiros apresentam esses tipos de alteração nos dedos.
Unhas encravadas e a dor nos dedos
Unhas mal cortadas, traumas nos dedos e pré-disposição genética são alguns dos fatores que podem influenciar na ocorrência de unhas encravadas. Esse tipo de problema na unha pode causar fortes dores nos dedos e são perigosas para o bem estar do indivíduo, pois pode contribuir para o desenvolvimento de inflamações e infecções, e atrapalhar nas atividades cotidianas.
Calçados inadequados
O uso prolongado de tênis e sandálias inadequados pode acarretar em dores nos dedos. O risco aumenta ainda mais se o sujeito utiliza, com muita frequência, sapatos rígidos ou com bico fino. Isso ocorre porque esses tipos de calçados pressionam e apertam, inapropriadamente, os dedos dos pés, podendo causar calos ou deformidades dos dedos.
Artrose
A artrose é uma patologia degenerativa e progressiva que desgasta a cartilagem das articulações entre os ossos. Ela pode acometer os dedos, causando rigidez e dores bem localizadas.
Deformidades em garra e em martelo
Esses dois tipos de alterações nos dedos ocorrem por causa da retração e encurtamento dos músculos localizados nessa região do pé e afetam na posição dos dedos durante o caminhar. Devido à sobrecarga nessa região, é comum pessoas com dedos em garra ou martelo sentirem dores. A origem dessas deformidades, normalmente, está ligada ao uso de calçados inadequados.
Calos
Mesmo não causando dores, os calos podem oferecer fortes incômodos a quem os tem. Eles são espessamentos de pele que ocorrem devido ao atrito dos dedos com os calçados (que se intensifica quando o sapato é rígido e apertado).
Neuroma de morton
Essa patologia causa o engrossamento de um nervo que passa entre os metatarsos e pode gerar dor, perda de sensibilidade, formigamento, vermelhidão e inchaço, principalmente entre o terceiro e o quarto dedos. De acordo com o estudo “Morton’s neuroma”, os principais fatores que causam o neuroma de Morton estão relacionados a altas pressões depositadas na parte da frente do pé
Bunionette
É um tipo de joanete que acomete o dedo “mindinho” e acontece por causa do desvio do quinto dedo em direção aos outros dedos do pé. Seu surgimento está relacionado à aplicação contínua de pressão na lateral dos pés, pode fazer com que os dedos fiquem sobrepostos.
Para cada caso de dor, há um tipo diferente de tratamento. O diagnóstico para avaliar as melhores formas de aliviar os incômodos deverá ser realizado por médico especializado e, em alguns casos, somente poderá ser feito após a realização de exames de imagem. Mas, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores, como por exemplo:
– Diminuição da carga de exercícios físicos;
– Usar sapatos confortáveis e diminuir a utilização de sapatos com bico fino ou salto alto;
– Usar palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor.
O uso de palmilhas sob medida Pés Sem Dor melhora o alinhamento dos dedos e contribui para uma correta distribuição da pressão absorvida pelos pés. Para isso, possui uma elevação e um amortecedor sob os metatarsos, que diminui a sobrecarga e distribui melhor a carga sobre os dedos.
Já o sapato sob medida fornecerá o espaço perfeito para os dedos. Com isso é possível usar o calçado do modelo preferido e ainda assim ter espaço para seus dedos, a fim de evitar o surgimento de calos, bolhas, dedos em garra ou martelo e dedos sobrepostos. Isso é possível porque os calçados sob medida Pés Sem Dor são feitos sob o molde exato da cada pé, respeitando todas as curvas e medidas.
As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:
A dor nos dedos dos pés pode ter diversas causas, como lesões, como entorses ou fraturas, uso de calçados apertados, formação de calos ou joanetes, além de condições médicas como artrite.
A dor nas juntas dos dedos do pé pode ser resultado de lesões, como entorses ou fraturas, uso excessivo dos dedos, desenvolvimento de artrite, gota ou outras condições inflamatórias nas articulações.
A dor latejante no dedo do pé pode ter várias causas, incluindo lesões, inflamação dos tecidos ao redor, compressão de nervos ou vasos sanguíneos, ou até mesmo condições médicas como neuropatia periférica.
A dor no osso do dedo do pé pode ser provocada por diferentes fatores, como trauma direto, como pancadas ou fraturas, formação de joanetes ou deformidades ósseas, como esporão ósseo ou osteoartrite. Lesões nos ligamentos ou tendões também podem contribuir para essa dor.
É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.
A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!
Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!
Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!
1) Toe fractures | Foot Education
2) Do I really need my pinky toe? | Pop Science
A dor na sola do pé é uma condição que pode ter diversas causas, desde…
Os dedos sobrepostos são dedos que apresentam um mau alinhamento entre si, posicionando-se uns em…
A polidactilia, popularmente conhecida como duplicidade de dedos, é uma condição que afeta as mãos…
Você sabia que se compararmos os pés de cada pessoa, poderíamos observar que cada um…
Unhas encravadas, também chamadas de onicocriptose, ocorrem quando uma das bordas da unha entra na…
O tornozelo é uma das regiões do corpo humano que está mais sujeita aos impactos…
Deixe um comentário