Cãibras na perna: o que fazer para preveni-las?
As cãibras na perna podem surgir durante a prática esportiva e até durante o sono. Conheça possíveis origens do problema e o que fazer para preveni-lo.
As cãibras são contrações musculares involuntárias que provocam dor intensa por alguns momentos – geralmente os mais inoportunos, como quando estamos tentando dormir ou praticando algum tipo de esporte. Ainda não se sabe ao certo o que desencadeia a contração muscular, mas sabe-se que é um incômodo bastante comum – principalmente em atletas: estima-se que 95% deles são afetados por cãibras na perna, nos pés e em outras partes do corpo.
Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto e as possíveis alternativas para evitar as contrações musculares, não deixe de ler até o final deste artigo!
Cãibras na perna: possíveis origens
Sentir cãibras na perna é bastante comum, principalmente na coxa e panturrilha, regiões nas quais há um grande volume de tecido muscular. Cientificamente, o martelo ainda não foi batido quanto à origem das cãibras, mas há hipóteses que podem ajudar a compreender melhor esse fenômeno. Segundo uma revisão de literatura feita pela Universidade do Porto, em Portugal, alguns fatores podem estar relacionados às contrações, como:
- Alterações metabólicas;
- Condições extremas de calor ou frio;
- Desidratação;
- Fadiga muscular;
- Patologias (neuropatias e doenças neuromotoras, por exemplo).
- Perda vigorosa de eletrólitos.
Apesar de interessantes, essas teorias ainda não são capazes de explicar totalmente a origem das cãibras na perna – talvez uma interpretação conjunta possa ajudar. O que, de fato, sabemos até agora é que as contrações musculares podem acontecer em qualquer momento e com qualquer pessoa, seja atleta ou não.
Em quais situações as cãibras aparecem?
Ainda de acordo com a Universidade do Porto, as fortes contrações musculares costumam surgir nas seguintes situações:
- Após ou durante o exercício físico;
- Durante o sono;
- Ao longo da gravidez;
Existem fatores de risco?
Durante as cãibras, os músculos parecem criar vida própria, atuando autonomamente até o fim das contrações. Apesar de não ser possível prever seu surgimento, um estudo feito com mais de 1.300 maratonistas identificou alguns fatores que influenciam o aparecimento das cãibras. Veja abaixo:
- Pessoas com idade mais avançada;
- Atletas de corrida com longas carreiras;
- Pessoas com sobrepeso;
- Pouco alongamento antes da atividade física;
- Histórico familiar de cãibras.
Além desses fatores, o estudo também indicou que o estresse ainda pode influenciar o surgimento das contrações, pois as cãibras se mostraram majoritariamente durante os campeonatos e pouquíssimas vezes nos treinos.
Cãibras na perna: tratamento e prevenção
Tratamento
A maioria das cãibras na perna ocorre aleatoriamente e entre longas pausas, além de ter curta duração. Entretanto, se a dor for recorrente e se prolongar, é preciso procurar a ajuda de um profissional especializado, que investigará as origens do problema.
Como as contrações são um mal passageiro, na hora que sentir o músculo repuxando, evite esticar a perna como os jogadores de futebol fazem – pois, nesse momento, o tecido está mais rígido e pode sofrer com lesões graves devido ao estiramento forçado. Para tentar aliviar a dor mais rapidamente, procure:
- Interromper a atividade imediatamente;
- Não se estressar, pois o estresse pode estar relacionado com o problema;
- Se hidratar com água e isotônicos, se necessário;
- Massagear o local com cuidado.
Prevenção
Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Viçosa, o tratamento das cãibras na perna pode ser feito de acordo com a abordagem dos sintomas. Isso quer dizer que, para saber a melhor forma de agir, é preciso analisar as condições que propiciam o aparecimento das contrações – para isso, conte com a ajuda de um especialista! Algumas indicações dadas no estudo são:
- Realizar alongamentos na região afetada 3 vezes ao dia;
- Utilizar calçados e palmilhas ortopédicas, que promovem um alongamento passivo tanto da musculatura do pé quanto da panturrilha, e, assim, contribuir para a melhora das cãibras noturnas;
- Treinos de fortalecimento da musculatura da perna, especialmente para idosos e para prevenir cãibras durante a gravidez.
Como as palmilhas e calçados Pés Sem Dor contribuem para a prevenção da cãibra?
As palmilhas e calçados sob medida produzidos pela Pés Sem Dor são pensados para promover conforto e estabilidade no dia a dia e durante a prática de exercícios físicos.
Por serem confeccionados após uma análise detalhada dos pés, da pisada e do alinhamento das articulações, nossos produtos são capazes de proporcionar a redução da sobrecarga sobre os músculos da perna e redistribuir as pressões uniformemente por todas as articulações, contribuindo para uma prática esportiva saudável e livre de fadiga muscular – um dos fatores apontados como causa das cãibras na perna.
Se você deseja adquirir a sua palmilha ou calçado sob medida, para viver com mais conforto e diminuir as cãibras na perna, ligue para o telefone 4003-8883 ou clique aqui e faça o agendamento da sua avaliação gratuita com nossos especialistas!
Perguntas frequentes
É verdade que banana interrompe a cãibra?
A banana é uma fruta cheia de benefícios para o corpo por seu elevado valor nutritivo. Entretanto, não há evidências científicas suficientes para embasar que apenas o consumo da fruta seja suficiente para interromper e prevenir as cãibras na perna.
O que causa cãibras na perna à noite?
Ainda não há consenso na ciência sobre as origens das cãibras – tanto as noturnas quanto as sentidas por atletas durante a prática esportiva. Entretanto, alguns estudos indicam que o problema pode ter relação com alterações metabólicas, condições climáticas intensas, fadiga muscular, desidratação e patologias neurológicas.
É perigoso ter cãibra na perna?
Apesar de ser bastante doloroso e assustador, em geral, as cãibras não representam risco à saúde. Entretanto, se a contração involuntária for prolongada – cãibras normais costumam durar alguns segundos – e recorrente, vale a pena procurar um especialista para investigar as causas.
Fontes
https://www.mastereditora.com.br/periodico/20180704_092137.pdf
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54470/3/138140_1016TCD16.pdf
https://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/revistafisiologia/article/download/141/262/702
https://wp.ufpel.edu.br/historep/files/2018/08/RESUMO-TECIDO-MUSCULAR.pdf