Calo plantar: causas, diagnóstico e tratamento
Sabe aquela parte mais durinha da pele? Um pouco maior e de textura estranha no pé? Isso pode ser um calo. Os calos são áreas mais grossas e rígidas que resultam de pressão e atrito repetidos. São uma forma de proteção natural do corpo para as camadas mais profundas de pele.
Os calos podem surgir em diversos lugares, mas os mais comuns são os pés e as mãos, que são os membros do corpo que mais sofrem pressão. A hiperqueratose – o nome técnico do calo, que se refere ao acúmulo de queratina – raramente dói e tem como função aliviar a pressão que a região frequentemente sofre.
Calo plantar
O calo plantar – isto é, o calo na planta do pé – é bem comum, e é uma hiperqueratose na região da planta do pé. Os locais mais comuns são:
- Metatarsos: são ossos localizados na sola dos pés, logo antes da região dos dedos. Os calos nos metatarsos podem ser localizados (em apenas uma articulação) ou difusos (em todas as articulações).
- Calcanhar: os calos nos calcanhares podem surgir nas bordas na região, por causa do atrito com o calçado, e na sola, por conta da pisada forte.
- Arco longitudinal medial: algumas pessoas possuem os arcos dos pés um pouco mais baixos – como no caso de quem tem pés chatos. O pé chato e, ainda, as pisadas para dentro podem levar ao surgimento de calos plantares nessa região.
Calo plantar: causas e diagnóstico
As causas dos calos plantares são diversas. Algumas delas são:
- Doenças vasculares ou endócrinas;
- Diabetes;
- Calçados apertados ou largos;
- Desalinhamentos – pisada para dentro ou fora, joelhos desalinhados, etc;
- Muito tempo em pé ou caminhando;
- Atividades que exigem muito dos pés – dançarinos, motoristas, etc;
- Movimentos repetitivos e com grande pressão;
- Sapatos de bico fino e com saltos altos;
- Sobrepeso – há o aumento da pressão nos pés;
- Pele mais fina e ressecada, que facilita o aparecimento de calos e fissuras;
Os idosos tendem a ter a pele mais fina e frágil, além de perderem mais facilmente a gordura da sola do pé. Esse conjunto de situações faz com que os calos plantares sejam mais comuns em pés de pessoas idosas.
Calos são ainda mais comuns em mulheres do que em homens, muitas vezes por causa dos calçados que elas usam.
Muitas vezes, as pessoas procuram primeiramente os podólogos. Esses profissionais já podem ajudar no diagnóstico, mas há casos em que os pacientes precisam procurar outro profissional, como um dermatologista ou ortopedista, para casos em que os calos plantares estão afetando as articulações.
Ainda há a possibilidade de se consultar com um endocrinologista ou cardiologista caso a causa do seu calo plantar estiver relacionada com doenças vasculares, endócrinas, diabetes e entre outras.
Tratamento de calo plantar
Alguns métodos de tratamento de calo plantar são:
- Uso de calçados adequados;
- Uso de palmilhas ortopédicas;
- Tratamento podológico dos calos;
- Uso de protetores de calos;
- Uso de cremes hidratantes ou com ácido salicílico (que ajudam na dissolução da queratina);
- Cirurgias;
- Uso de medicamentos em caso de infecções;
Os sapatos e as palmilhas sob medida da Pés Sem Dor são ideais para o tratamento de calo plantar. Os calçados sob medida fornecem espaço adequado para a movimentação dos pés, evitando zonas de atrito e pressão, o que ajuda a curar os calos. Já a palmilha sob medida redistribui a pressão na sola do pé, evitando áreas de hipertensão e calos.
Agende sua avaliação gratuita pelo site ou ligue 4003-8883 e encontre nossos especialistas em alguma das nossas 55 unidades.
Perguntas frequentes
Quanto custa a avaliação?
Nada! A avaliação é gratuita.
Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?
Para garantir um dos nossos produtos, você precisa realizar a avaliação dos pés. Ligue para 4003-8883 ou acesse o site para agendar a sua avaliação e encomendar seu sapato ou palmilha sob medida.
Fontes: