Início » Blog » Idosos na corrida!
Última Atualização: 22 de dezembro de 2023

Idosos na corrida!

O número de pessoas com mais de 60 anos que praticam corrida tem crescido. Isso porque a prática desta atividade física traz muitos benefícios para os idosos, como melhor qualidade de vida e funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Porém, o corpo de um sexagenário não é igual ao de um jovem de 25 anos e também se move de maneira diferente.

O impacto do corpo de um idoso com o solo durante a corrida é aproximadamente 20% maior do que o impacto do corpo de um jovem. Nos jovens, esse impacto fica em torno de três vezes o peso corporal.

60 anos Idosos na corrida exercicio atividade física

1. Casal idoso praticando corrida

Os idosos tendem a correr com os pés mais girados para fora. Existe uma hipótese de que esse padrão acontece porque os corredores idosos costumam sofrer com dores na parte interna do joelho, e essa posição dos pés diminuiria a sobrecarga na região.

A mudança no padrão da corrida ocorre automaticamente, sem consciência por parte do corredor, sendo uma maneira que o corpo encontrou de se proteger na prática do esporte. A força de impulsão dos corredores na casa dos 60 também é um pouco menor em comparação a dos jovens. A coluna se move menos e o quadril é mais rígido.

A discussão dessas diferenças não é uma forma de desestimular a prática de corrida pelos idosos. Pelo contrário, ela é uma fonte de informação para um treinamento mais específico, para que eles corram cada vez mais e de forma saudável. Desse modo, se torna importante o treino de absorção de impacto (com fortalecimento muscular, principalmente do músculo anterior da coxa), exercícios para mobilidade de quadril e manutenção da coluna bem ereta durante a corrida.

FONTE: https://globoesporte.globo.com

Complementando: Como nesta idade há mais impacto, a Pés Sem Dor recomenda o uso de palmilhas ortopédicas sob medida na corrida. Mesmo se não houver nenhum problema de pés ou dores, palmilhas sob medida para a absorção de impacto e para melhorar a distribuição das áreas de pressão dos pés devem ser usadas para evitar lesões e melhorar o desempenho e a eficiência do treino. Veja mais informações sobre as palmilhas no site https://www.pessemdor.com.br/produtos/beneficios-das-palmilhas/.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013) e é sócio proprietário da Clínica LM Saúde. É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas