Início » Blog » Palmilha para pé chato
Última Atualização: 10 de outubro de 2024

Palmilha para pé chato

 em Dor nos Pés: Como Aliviar e Prevenir, Palmilha: Como Elas Ajudam no Conforto, Palmilhas: Soluções para Conforto e Bem-estar

Para ajudar no tratamento desse tipo de pé cuja sola é plana, a palmilha para pé chato é uma boa opção. Confira!

Como a formação do arco longitudinal ocorre durante a primeira década de vida, o pé chato costuma se formar nesse mesmo período e consiste na falta do arco longitudinal – isto é, a curvatura da parte interna do pé. No entanto, traumas, obesidade, calçados inadequados e até o envelhecimento também podem ser a causa desse tipo de pé.

Pé chato: o que é?

O pé chato é um tipo de pé com uma curvatura menos evidente – e isso pode, em alguns casos, causar dores nos pés, tornozelos ou joelhos. Além disso, o pé chato pode ainda alterar o seu tipo de pisada e forma de andar, levando à pronação excessiva. 

Para identificar qual o seu tipo de pé, há alguns exames que podem ser feitos. No entanto, caso você esteja em dúvida e queira fazer uma rápida verificação caseira, basta colocar algumas folhas de jornal no chão, molhar os pés e, após pisar na folha, verificar o formato de sua pegada e se há ou não uma curvatura evidente. Se essa curvatura estiver em falta, é provável que seu pé seja chato.

Palmilha para pé chato: é necessário?

Mas afinal, qual seria a necessidade de uma palmilha para pé chato?

Acontece que, além da prevenção na infância, exercícios de fortalecimento muscular e bandagens rígidas, as palmilhas para pé chato são uma das principais formas de tratamento para esse tipo de pé.

Isso ocorre porque as palmilhas ajudam a manter o alinhamento ideal dos tornozelos e das articulações, com um suporte para o arco mais baixo e adequado ao pé chato. 

Palmilha para pé chato: tipos de palmilha

Uma pergunta comum quando pesquisamos sobre palmilha para pé chato é: qual é o melhor tipo de palmilha para pé chato? Qualquer palmilha é adequada?

E a resposta é: nem todas as palmilhas servem para corrigir as inclinações do pé chato. As palmilhas de silicone, por exemplo, apesar de ser um produto barato e fácil de encontrar, são fabricadas de forma genérica e não são capazes de auxiliar no tratamento do pé chato. 

Já a palmilha ortopédica feita sob medida, é produzida de acordo com as necessidades de cada pé, ajudando na correção do pé chato e aliviando dores e desconfortos, já que dão todo o suporte necessário para o equilíbrio de seus pés. 

Sendo assim, ao procurar pelo melhor tipo de palmilha para pé chato, opte sempre pelas palmilhas ortopédicas sob medida. Aqui na Pés Sem Dor você pode fazer uma avaliação gratuita para entender melhor as necessidades do seu pé chato e obter o melhor produto, seja uma palmilha ou calçado ortopédico sob medida. 

Além disso, caso a palmilha para pé chato feita aqui na Pés Sem Dor não resolva suas dores em até 90 dias, nós devolvemos seu dinheiro! 

Perguntas frequentes

Tem como corrigir pé chato?

Sim, há algumas formas de corrigir o pé chato – como calçados e palmilhas sob medidas; ou outros tratamentos ortopédicos, como a bandagem rígida e o fortalecimento muscular dos pés. 

Qual o problema de ter pé chato?

Nem sempre o pé chato é um problema, mas ele pode ocasionar dores e desconforto nos pés, tornozelos e joelhos. Também pode aumentar o risco de patologias como artrite, joanete e joelho valgo, bem como algumas alterações na forma de pisar. 

Quanto custa uma palmilha ortopédica sob medida?

Por serem confeccionadas sob medida e de acordo com as suas necessidades, o valor das palmilhas ortopédicas podem variar de acordo com o produto, sendo necessário fazer uma avaliação para determinar o seu caso individualmente. 

Quando devo usar palmilha ortopédica para pé chato?

A partir do momento em que o pé chato começa a se tornar um problema, o uso de palmilhas ortopédicas é recomendado. Dores nos pés, tornozelos ou joelhos, falta de equilíbrio e lesões recorrentes são alguns dos motivos pelos quais você deve procurar o uso de uma palmilha ortopédica para pé chato. 

Fontes

https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.832.8284&rep=rep1&type=pdf
https://www.scielo.br/j/rbort/a/DVJypKXwgjbSk8kg5Fd6hMn/?lang=pt

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013) e é sócio proprietário da Clínica LM Saúde. É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas