Hálux Rígido
O hálux rígido é o nome dado à artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. De acordo com o estudo “Hallux Rigidus”, essa doença resulta na perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido. Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo. Normalmente os sintomas começam após os 50 anos de idade (geralmente nos dois pés), e a patologia pode ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida.
A artrose é uma doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem (responsável por diminuir o atrito ósseo) que recobre a superfície dos ossos. Com a evolução da doença, as dores aumentam e o movimento diminui gradativamente, podendo chegar ao bloqueio do movimento do dedão. Diferentemente do joanete, no hálux rígido, normalmente, não existe desvio do dedão para cima dos outros dedos.
O tratamento sempre se inicia de forma conservadora e pode ajudar em qualquer estágio. Porém, com o passar do tempo e com a evolução da doença, a cirurgia pode ser necessária.
CAUSAS
A osteoartrose, de maneira geral, pode se desenvolver com algumas doenças sistêmicas, como a artrite reumatóide, gota e alterações genéticas. Além disso, no caso do hálux rígido, a doença pode estar ligar a outros fatores, como:
– Traumas locais que podem ocorrer ao longo da vida e afetar a articulação ou a cartilagem, acelerando o processo de degeneração;
– Pronação excessiva e/ou pé plano, que sobrecarregará a parte mais medial do pé, onde está o dedão;
– Variações anatômicas como: primeiro metatarso longo ou elevado, e hipermobilidade.
SINAIS E SINTOMAS
Inicialmente o paciente começa a sentir incômodo em atividades que antes não incomodavam. Ocorrem problemas com calçados mais moles e é sentida uma leve rigidez que piora no frio. E, com o agravamento da patologia, é possível notar também:
– Inchaço, vermelhidão e dor na região, mesmo em repouso;
– Alteração do modo de andar, tirando o apoio dessa região e sobrecarregando outras;
– Rigidez severa ou perda de movimento do dedão;
– Dificuldade em encontrar calçados que não incomodem.
Os sinais e sintomas intensificam de acordo com o estágio da degeneração e o hálux rígido pode ser classificado (segundo Kravitz) em quatro estágios:
– Estágio I: limitação funcional, sem alterações radiográficas;
– Estágio II: adaptação articular inicial, com osteófitos dorsais;
– Estágio III: osteoartrose estabelecida;
– Estágio IV: anquilose, fusão articular.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Por ser uma patologia degenerativa e progressiva, quanto mais cedo o paciente procurar tratamento, mais lenta será a evolução da doença e menos sintomas aparecerão, postergando, assim, um processo cirúrgico.
Intervenções com os melhores resultados:
– Diminuição das atividades que possam acelerar o avanço da doença, como corrida e saltos;
– Adaptação para sapatos que reduzam os movimentos do dedão;
– Fisioterapia, que reduzirá os sintomas e melhorará a estabilidade da articulação;
– Uso das palmilhas Pés Sem Dor.
PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA HÁLUX RÍGIDO
As palmilhas Pés Sem Dor dão suporte ao arco plantar e a região do primeiro metatarso. Dessa forma, a primeira articulação metatarsofalangeana (local do desgaste) é menos sobrecarregada e se movimenta menos, aliviando os sintomas. Além disso, a palmilha possui amortecedores, o que permite maior mobilidade e maior conforto.
Já os sapatos sob medida são feitos com medida exata de largura, comprimento e circunferência dos pés, o que permite fazer um calçado com espaço ideal para região do primeiro metatarso e hálux, oferecendo grande conforto para quem tem dor no dedão. Outro ponto positivo dos sapatos sob medida da pés sem dor é que eles tem solados variados, que podem oferecer maior estabilidade e conforto para quem sofre com o hálux rígido.
As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os benefícios das palmilhas e sapatos sob medida para quem sofre com hálux rígido:
- Eliminação ou redução da dor;
- Prevenção de lesões;
- Aumento do conforto;
- Encaixe perfeito;
- Mais tempo em pé sem dores;
- Prevenção de progressão de patologias;.
- Melhora do amortecimento de impacto;
- Melhora do desempenho esportivo.
CIRURGIA
Existem alguns tipos de cirurgias que podem ser feitas para esses casos e as mais utilizadas são:
– Artrodese da articulação: é a mais utilizada e consiste em fixar a articulação, parafusando um osso no outro. Nesse tipo de cirurgia, a dor diminuirá ou desaparecerá, mas o paciente perderá os movimentos do dedo;
– Osteotomias: consiste em retirar as partes dos ossos que estão bloqueando e diminuindo o espaço da articulação;
– Artroplastia: ainda pouco utilizada, consiste na substituição da cartilagem.
DICAS E CURIOSIDADES
Para aliviar a dor do hálux rígido:
– Submersão em balde de água com gelo para alívio da dor e controle da inflamação. Nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
– Remédios, com prescrição médica, ajudam a diminuir os sintomas;
– Sapatos com solados mais rígidos, que diminuem a sobrecarga da articulação afetada. Isso porque fazem o pé andar como um bloco, não sobrecarregando o dedão.
Em casos específicos nos quais a movimentação do dedão contribui para o agravamento dos incômodos do hálux rígido, o uso de palmilhas produzidas a partir de fibras de carbono pode ajudar no alívio das dores.
DEPOIMENTOS
Comecei a procurar por palmilhas na internet, pois observei que a minha pisada estava ficando torta devido ao joanete (hálux valgo) nos dois pés. Já havia usado órteses, as mais diversas, sem melhora e o pior: causavam mais dor. Começou a ficar difícil e sofrido correr, atividade de que gosto muito. Passei a considerar até fazer uma cirurgia corretiva. Foi quando encontrei, em uma das minhas buscas na internet, uma propaganda do Pés Sem Dor. Fiquei animada, pois realmente as palmilhas que encontrava eram genéricas, o que para mim não fazia o menor sentido, afinal cada pé é único. E o melhor: a avaliação era grátis! Fiquei encantada com a avaliação, super detalhada, equipamentos modernos, profissional paciente e competente. Além da avaliação da pisada pelos equipamentos, também foi realizado um exame físico dos meus pés. Comprei uma palmilha para usar com tênis e sapatênis e um chinelo que já vem com a palmilha personalizada também. Chegou super rápido. Hoje consigo correr usando as palmilhas e estou sempre com os chinelos. O joanete não dói mais como antes. Super satisfeita, faço sempre propaganda quando vejo alguém sofrendo com dores.
Rejane Antunes Côrtes
PERGUNTAS FREQUENTES
Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?
É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.
Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?
A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!
A avaliação é gratuita?
Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!
Aceitamos convênio médico?
Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!
LINKS EXTERNOS
1) Foot Ankle Info: Hallux Rigidus | Foot Health Facts
2) Conditions: Hallus Rigidus | American Orthopeadic Foot & Ankle Society
3) Hállus Rígidus: Estudo prospectivo da substituição articulas com hemiartroplastia | Scielo