Dores no uso de sapato de salto alto

Tabela indicando a frequência de dores nos pés das respondentes.

Comentário: 95,7% das mulheres disseram sentir dores nos pés, quando usam sapatos de salto alto. Apenas 4,3% disseram que nunca sentem dores. O percentual não varia significativamente com a idade. Jovens ou maduras, as mulheres sentem dores quando usam sapatos de salto alto.

Classificação em números de 0 a 10 relativo a intensidade das dores nos pés.

Intensidade:
Indique a intensidade ( em número ) das dores que sente nos pés ao usar sapato de salto alto ( Referente aos 95,7% dos respondentes que sentem dores).

 Dor leve = 26,1%
Dor Moderada = 48,6%
Dor intensa = 25,3%

Tabela indicando a porcentagem relativa ao grau de intensidade das dores nos pés das respondentes.
Tabela indicando a intensidade das dores nos pés das respondentes que afirmaram ter dores.

Quando cruzamos os dados das respondentes que afirmaram ter dores sempre ou muitas vezes versus às vezes, as dores ficam muita mais intensas sempre ou muitas vezes.

Tempo em pé

Tabela indicando o tempo em que as respondentes conseguem ficar em pé sem sentir dores.
Tabela relacionando o tempo em que as respondentes conseguem utilizar sapatos de salto alto sem sentir dores com a faixa etária das mulheres.
 Quanto tempo aproximadamente você consegue ficar em pé sem sentir dores usando sapatos de salto alto?

62,1% das mulheres que disseram sentir dores quando usam sapatos de salto alto não conseguem ficar mais de 2 horas sem sentir dores nos pés. Este percentual aumenta com a idade.

Local de dor

Tabela indicando o local das dores das respondentes quando utilizam sapatos com salto.
Tabela indicando os métodos mais utilizados para minimizar as dores nos pés.

 As respondentes poderiam indicar mais de um lugar onde sentem dores ao usar sapatos de salto alto. Em média, elas indicaram 1,91 dores ao usar sapatos de salto alto. O percentual das respondentes que indicaram cada tipo de dor está na tabela abaixo. 65% das respondentes indicaram todos os metatarsos (região do antepé). 100% das mulheres com dor indicaram dor em algum metatarso.

75% das mulheres, que disseram sofrer com dores quando usam sapatos de salto alto, afirmaram sentir dores também quando usam sapatos sem salto. Este grupo reporta 1,41 dores em média. O local da dor migra do metatarso para o calcâneo (calcanhar). Mulheres que usam muito sapato de salto alto têm o tendão de Aquiles encurtado e, quando usam sapato sem salto, sentem dores no calcanhar. Segue a distribuição das dores.

Método mais utilizado para minimizar as dores causadas nos pés pelo uso sapatos de salto alto

Tabela relacionando os métodos mais utilizados para minimizar as dores causadas pelo salto alto e o grau de escolaridade das respondentes.
Tabela relacionando os métodos mais utilizados pelas respondentes para amenizar as dores nos pés com o grua de escolaridade das mulheres.

Curiosamente, o grau de escolaridade influi nos métodos utilizados. As mulheres mais graduadas disseram usar palmilhas para salto alto e fazer alongamentos nos pés.

Quanto a respondente estaria disposta a pagar para eliminar as dores causadas pelo uso de sapatos de salto alto em seus pés

O valor indicado foi muito baixo. As respondentes estão dispostas a gastar o valor mediano de R$ 98,00 para eliminar as dores causadas pelo uso de sapatos de salto alto.

Tabela indicando o valor máximo que as respondentes pagariam para eliminar as dores nos pés.