Com impressoras 3D, empresa reduz 45% dos custos
São Paulo, 10 de Janeiro de 2017 – A Pés Sem Dor, especializada em soluções ortopédicas para pés, tornozelos e joelhos completou, neste mês de janeiro, seis meses confeccionando seus produtos em Impressoras 3D. A empresa produzia palmilhas e sandálias ortopédicas numa fábrica de 600 m2 em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A estrutura foi reduzida para 80 m2, mais próximo da sua sede e dos pontos de venda.
O antigo processo utilizava o EVA, uma espuma que necessita de descarte seguro dos restos em caçambas. Além dos fortes ruídos, a produção levava até uma semana. A empresa gastava 12% de suas vendas com a fábrica.
Segundo Thomas Case, fundador da empresa, a produção passou a ser totalmente digital. Desde então, os produtos são feitos de um elastômero flexível chamado TPU. A precisão das impressoras permite a garantia da eliminação das dores dos clientes. O prazo de entrega caiu para dois dias e os custos com aluguel, luz e logística reduziram em 45%.
As 30 impressoras adquiridas pela empresa foram desenvolvidas no Brasil e confeccionam aproximadamente 1500 palmilhas mensalmente. Mesmo com a economia nacional passando por período de recessão, a empresa alcançou, no último mês de dezembro, recorde de vendas e manteve sua política de devolução de dinheiro, caso as dores dos clientes não sejam eliminadas.
A Pés Sem Dor é a primeira a confeccionar palmilhas ortopédicas sob medida em escâneres e impressoras 3D. Foi criada em 2009 pelo americano Thomas Case, que também é fundador da classificados de emprego Catho. Já atendeu mais de 50 mil pessoas e conta com parceiros na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China.