Fumantes reconhecem que sua saúde é pior

São Paulo, fevereiro de 2018 – Um levantamento feito com 3.316 brasileiros identificou que a população fumante reconhece que sua saúde é pior que a das pessoas que não fumam. A pesquisa traz alguns panoramas e comparações entre fumantes, ex-fumantes e não-fumantes.

Homem fumando
A taxa de fumantes é maior entre os homens

Na amostra, 8,9% dos homens e 7,4% das mulheres são fumantes, enquanto 17,5% dos homens e 13% das mulheres são ex-fumantes. “A porcentagem varia muito de acordo com a faixa etária” aponta Thomas Case, coautor do estudo

Gráfico de fumantes
Os homens sempre estão acima das mulheres independente da faixa etária.

A pesquisa identificou ainda que fumantes avaliam que sua saúde é 4% pior que a dos não-fumantes, revelando que há uma consciência a respeito dos malefícios do fumo. Case afirmar que “as pessoas que largaram o cigarro são uma constante de 10% até a faixa etária dos 50 a 59 anos. A partir daí, notamos que grande parte dos idosos já foram fumantes”.

Tabela ex fumantes
A partir dos 50 anos de idade mais pessoas conseguem largar o vício.

“Saúde e qualidade de vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos” foi finalizada em novembro de 2017 e traz ainda dados sobre doenças crônicas e características dos pés, tornozelos e joelhos dos brasileiros. A pesquisa foi desenvolvida pela Pés Sem Dor e suas 64 páginas estão disponíveis aqui

A Pés Sem Dor é a primeira a confeccionar palmilhas ortopédicas sob medida em escâneres e impressoras 3D. Foi criada em 2009 pelo americano Thomas Case, que também é fundador da classificados de emprego Catho. Já atendeu mais de 50 mil pessoas e conta com parceiros na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e China.